No dia 26 de agosto ocorreu na Câmara Municipal de Aracaju uma audiência pública promovida pelo mandato do vereador Iran Barbosa, contou com a presença da UNE e do Conjuve. Com o objetivo de ouvir as demandas das juventudes de Sergipe, o Observatório marcou presença, com a participação de Andrea Santos e Rebeca Sousa.
![]() |
Foto: Andrea Santos (PPGS/UFS) |
Entre as pautas mais citadas pelas lideranças juvenis, destacaram-se: o fim da escala de trabalho 6x1; o passe livre de estudantes nos transportes públicos; a importância da criação de espaços acolhedores e empregos para a comunidade LGBT+; profissionalização e empregabilidade das juventudes; atenção especial para as carências das periferias no acesso ao lazer e à educação; a necessidade de remuneração para que os estudantes ingressantes da Universidade Federal de Sergipe consigam se manter estudando sem precisarem abandonar os estudos para se dedicarem ao trabalho (muitas vezes precarizado).
É fundamental seguir cobrando os responsáveis por tornar essas agendas concretas, visto que também não é suficiente ter a política pública e ela não ser adequada às realidades das juventudes da localidade proposta e também não ser executada de maneira efetiva.