Relato elaborado pela Gabriela Losekan.
No dia 5 de novembro, o Observatório participou do seminário 'Rede de Observatórios de Sergipe: Sergipe em Dados', um encontro que reuniu pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir como o uso de dados pode fortalecer políticas públicas e promover o desenvolvimento do estado de Sergipe.
![]() |
| Foto: Gabriela Losekan |
O evento foi uma iniciativa da Rede de Observatórios de Sergipe, articulada pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação do Governo de Sergipe, em parceria com a UFS, por meio da Coordenação de Estudos Avançados (CEA).
Representado pela pesquisadora colaboradora Gabriela Losekan, o Observatório compôs o painel sobre trabalho e desenvolvimento econômico, ao lado de gestores públicos do Observatório Maria Beatriz Nascimento e do Observatório do Trabalho, ambos da Rede de Observatórios de Sergipe.
Na sua fala, Gabriela apresentou uma síntese dos dados sobre juventudes, ocupação, renda e trabalho decente, publicados no blogue do Observatório. Em complemento, gestores do Observatório do Trabalho apresentaram um panorama sobre o perfil do trabalhador e o mercado de trabalho no estado e, o Observatório Maria Beatriz Nascimento, um recorte de gênero sobre o tema. Por fim, os Observatórios divulgaram algumas de suas atividades: o blogue e o Fórum pelo Observatório Juventudes e Trabalho, o Programa Primeiro Emprego pelo Observatório do Trabalho e a plataforma 'Mapa da Mulher Sergipana' pelo Observatório Maria Beatriz Nascimento.
Além dos dados apresentados pelos Observatórios, durante o painel foi divulgada a Agenda Sergipe 2050, uma iniciativa de desenvolvimento em longo prazo que tem como objetivo pactuar agendas de ação entre as mais diversas instituições sergipana, incluso a Universidade Federal de Sergipe.
Espera-se que a partir desse seminário, os Observatórios do Governo de Sergipe e da UFS colaborem, mais frequentemente, entre si.
